Meu Diário de Estudo de Ergonomia

Trabalho Estático vs Trabalho dinamico

Meu Diário de Estudo de Ergonomia

18 de julho de 2024, 16:32 - Meu Diário de Estudo de Ergonomia

Estou começando um curso autônomo sobre ergonomia. Já que vendo cadeiras, eu preciso saber o que é bom ou ruim. Acho que todos os meus colegas deveriam fazer isso, assim ajudamos a evitar tantas dores nas costas do povo… Bom, voltando ao assunto, eu gosto de entender o que estou fazendo; meu cérebro só funciona se eu entendo os conceitos.

As leituras são longas e parecem muito confusas. Mas acho incrível como o nosso corpo é soberano, cheio de sincronia e tantos mistérios, que só quando conseguirmos realmente entendê-lo deixaremos de lhe fazer dano.

A ergonomia é isso: o cuidado que devemos ter com nosso corpo para não machucá-lo e chegar à velhice durinhos e sem os “ah, estão doendo minhas costas, minhas pernas…”

Hoje aprendi sobre o trabalho estático e o dinâmico. Estático, já dá para entender, né? Tipo ficar parado, sem movimento, que é esse trabalho que a maioria de nós fazemos trabalhando no computador, por exemplo. O trabalho dinâmico implica movimento, se mexer.

Eu me lembro muitas vezes de ouvir minha família falar: “Ah, trabalhar sentado é mais tranquilo, não cansa.” Você sabia que nos desgastamos muito mais trabalhando sentados numa posição estática do que em uma posição dinâmica? Sim!

Isso porque somos feitos 40% de músculos, músculos esses que nos ajudam a fazer os movimentos (tudo com as ordens que vêm do sistema nervoso central, nosso cérebro). Temos os movimentos voluntários e involuntários. Essa musculatura precisa de energia e oxigênio para funcionar.

Quando trabalhamos de forma dinâmica, “nos movimentando,” é uma das formas mais saudáveis de trabalho. O músculo precisa de oxigênio e glicose que são enviados através das artérias, e os resíduos desse trabalho são enviados de volta através das veias. É como uma bomba que mantém o sistema trabalhando em harmonia.

A grande questão é quando a gente fica parado (estático) - por exemplo, na posição sentado digitando em frente ao computador. Costas retas, o braço geralmente apoiado na cadeira e os dedos tac tac tac no teclado. Nos cansamos porque o músculo é pressionado e simplesmente para de receber o oxigênio necessário através das artérias. O músculo pressionado precisa procurar nas próprias reservas, sem eliminar os resíduos, o que causa fadiga, cansaço e dores. Por isso é que não conseguimos ficar sentados na mesma posição por horas, porque nossos músculos se cansam, se irritam… é incrível, né? Como o nosso corpo é inteligente e nos ensina tanto.

P.S.: Enquanto escrevia este blog, saí do escritório. Vim respirar um pouquinho (meu corpo anda ficando muito cansado de sempre fazer a mesma coisa). Quer um conselho? Faça isso você também, caminhe um pouquinho mais, procure manter o contato com o ar livre e a natureza… vai lhe fazer bem.

Bom! Amanhã vou estudar mais e lhes vou contando dos meus avanços.

Comentários (0)
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Nenhum comentário. Seja o(a) primeiro(a) a comentar!