- Personalizações + R$ 0,00
- Total R$ 0,00
O design da nossa coluna é uma verdadeira obra de arte. Como já mencionei em outra oportunidade, nosso corpo é soberano. Ele está completamente interligado, e quando saudável, ocorre uma comunicação perfeita e quase instantânea em cada um de seus órgãos.
Eu trabalho há muitos anos em frente a um computador, passo muitas horas sentada escrevendo artigos, meus trabalhos, estudando e criando coisas novas. Passo a maior parte do tempo sentada. Já experimentei muitas dores como consequência do meu trabalho. Não sou muito regrada com a postura, e isso ao longo dos anos me causou algumas dores. Hoje, em particular, quero falar sobre uma dúvida bem comum e que talvez muitas pessoas não saibam, de como alterações na coluna vertebral podem acabar gerando sintomas neurológicos, sabem por quê? Vou te contar:
Uma das principais funções da nossa coluna vertebral é proteger a medula espinhal.
A medula espinhal é uma porção alongada do sistema nervoso central. É constituída, mais internamente, por substância cinzenta e, mais externamente, por substância branca. Juntamente com o cérebro, a medula espinhal forma o sistema nervoso central (SNC). Ela foi concebida para proporcionar uma comunicação entre o cérebro e o resto do corpo. Ela se ramifica em nervos, e esses nervos saem por orifícios que são formados pelas nossas vértebras.
Lá dentro de nossa coluna vertebral, nós temos a medula espinhal, que passa dentro de nossas vértebras, através dos chamados "forames", que é um buraco, "literalmente um buraco" no meio da vértebra, como essas vértebras ficam empilhadas, vários forames vertebrais acabam formando um túnel, que chamamos de "canal vertebral".
Se a gente tiver alguma alteração de alinhamento na coluna e principalmente alguma alteração nos discos intervertebrais, a gente pode ter a compressão dessas raízes nervosas, uma hérnia de disco pode gerar compressão de alguma dessas raízes nervosas, o que acaba resultando em sintomas neurológicos, mas não só isso, sua cabeça pode doer por conta da má postura, que foi uma das coisas que falamos no artigo anterior; você pode começar a ter parestesia, dor, fraqueza muscular.
A postura é responsável por manter a coluna, cabeça e nervos no lugar, e quando você fica por muito tempo em posições desconfortáveis ou tortas, podem aparecer as dores.
Uma dica simples que tem feito muita diferença, além de uma cadeira de qualidade que me ajude a manter a postura durante as jornadas trabalhando, é me movimentar, andar, dar uma voltinha, pegar um copo de água, fazer pausas para fazer outras coisas em pé. Além de ter me ajudado a diminuir essas dores, também tem estimulado a criatividade e jornadas mais produtivas.
Você se identifica com esses sintomas?
Escrito por Andrimar para Quintas Rio Design.
Fonte consultada: https://anatomylearning.com/
Natália Reinecke, Fisioterapeuta